Situação: Em andamento

Apresentação: O trabalho tem por objetivo estudar os fenômenos de slamming e porpoising traçando paralelos entre ambos de forma a estabelecer relações que possibilitem prever o comportamento de embarcações de sustentação dinâmica em estados de mar de diferentes severidades, além do caso de águas tranquilas para o caso de porpoising. Propor formas de cascos alternativas que visem cessar ou minimizar estes comportamentos dinâmicos através de estudos analítico-empíricos com possíveis utilizações de apêndices, otimização da posição do centro de gravidade e do centro de giração. Mensurar e comparar as acelerações verticais em pontos específicos da embarcação em análises no domínio do tempo e da frequência, levando em conta regimes permanentes e transientes.

Neste trabalho procurar-se-á identificar as melhores ferramentas computacionais e teorias mais eficazes na caracterização dos comportamentos que esperam ser observados. Para isto, serão feitas comparações com Teoria das Faixas e Método dos Painéis em dois softwares, o Maxsurf Motions e o ANSYS AQWA para três tipos de embarcações, implicando em três diferentes regimes de velocidade. Os estudos visam permitir a compreensão do slamming e porpoising e propor soluções para minimizar ou impedir estes comportamentos através da otimização de formas de casco e variação de parâmetros como o centro de gravidade ou raio de giração.

Bolsista: Anna Li Shu Xin

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