Situação: Em andamento

Apresentação: Dentre as diversas categorias de energias renováveis, a energia eólica é a que apresenta o maior nível de maturação tecnológica e de disponibilidade de recursos. Apresentando diversas vantagens sobre a prática onshore, a exploração offshore se beneficia, mesmo apresentando elevados custos operacionais, à medida que a região no oceano não apresenta barreiras físicas para o deslocamento do vento e soluciona as questões de poluições sonora e visual e a escassez de território disponível em. Com o objetivo de reduzir os custos associados a exploração da energia eólica e torná-la mais econômica, a indústria eólica offshore vem desenvolvendo rotores maiores capazes de aumentar a geração de energia, acompanhados de um menor peso estrutural, em águas profundas e afastadas da costa, o que é capaz de possibilitar um menor número de turbinas gerando uma grande quantidade de energia e tornar o projeto mais lucrativo. Entretanto, rotores maiores impõem desafios aeroelásticos mais complexos à integridade estrutural das pás visto que se tornam mais vulneráveis aos carregamentos ambientais que podem causar grandes deflexões e danos, levando a uma queda significativa na capacidade de resistir às cargas aplicadas durante a sua vida útil.

Dessa forma, se faz imprescindível a existência de um método de análise preciso e acurado que consiga prever a resposta estrutural das pás da turbina eólica quando interagindo com os carregamentos ambientais ao longo da sua vida útil para que as possíveis tensões, deflexões e deformações dessas pás sejam consideradas no projeto e nas análises de desempenho.

Portanto, o principal objetivo da pesquisa é realizar análises, pelo método dos elementos finitos com a utilização do software ABAQUS, das pás de turbinas eólicas offshore, a partir de carregamentos oriundos de previsões ambientais no local de instalação de parques eólicos. E, com base nos resultados obtidos para diferentes condições ambientais, avaliar a resistência última das pás. Essas análises são relevantes na definição do layout de parques eólicos e no planejamento de pontos sensíveis em operação e manutenção.

Bolsista: Guilherme Pimenta da Silva

Conheça o Plano de Trabalho AQUI.

Topo