Graduação

Situação: Em andamento

Apresentação: Dentre as diversas categorias de energias renováveis, a energia eólica é a que apresenta o maior nível de maturação tecnológica e de disponibilidade de recursos. Apresentando diversas vantagens sobre a prática onshore, a exploração offshore se beneficia, mesmo apresentando elevados custos operacionais, à medida que a região no oceano não apresenta barreiras físicas para o deslocamento do vento e soluciona as questões de poluições sonora e visual e a escassez de território disponível em. Com o objetivo de reduzir os custos associados a exploração da energia eólica e torná-la mais econômica, a indústria eólica offshore vem desenvolvendo rotores maiores capazes de aumentar a geração de energia, acompanhados de um menor peso estrutural, em águas profundas e afastadas da costa, o que é capaz de possibilitar um menor número de turbinas gerando uma grande quantidade de energia e tornar o projeto mais lucrativo. Entretanto, rotores maiores impõem desafios aeroelásticos mais complexos à integridade estrutural das pás visto que se tornam mais vulneráveis aos carregamentos ambientais que podem causar grandes deflexões e danos, levando a uma queda significativa na capacidade de resistir às cargas aplicadas durante a sua vida útil.

Dessa forma, se faz imprescindível a existência de um método de análise preciso e acurado que consiga prever a resposta estrutural das pás da turbina eólica quando interagindo com os carregamentos ambientais ao longo da sua vida útil para que as possíveis tensões, deflexões e deformações dessas pás sejam consideradas no projeto e nas análises de desempenho.

Portanto, o principal objetivo da pesquisa é realizar análises, pelo método dos elementos finitos com a utilização do software ABAQUS, das pás de turbinas eólicas offshore, a partir de carregamentos oriundos de previsões ambientais no local de instalação de parques eólicos. E, com base nos resultados obtidos para diferentes condições ambientais, avaliar a resistência última das pás. Essas análises são relevantes na definição do layout de parques eólicos e no planejamento de pontos sensíveis em operação e manutenção.

Bolsista: Guilherme Pimenta da Silva

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Situação: Em andamento

Apresentação: Esse projeto tem como objetivo central o desenvolvimento de um veículo autônomo de baixo custo do tipo Glider. As principais características do Glider proposto são: uso de asa externa fixa, sem leme, com volume constante e que opera com a variação de flutuabilidade devido a alteração do lastro, enquanto a atitude é alterada a partir da movimentação de massas móveis no interior do casco. Para atingir esse objetivo as principais metas são: formulação matemática da dinâmica do Glider, desenvolvimento do sistema de controle, construção do protótipo e testes em laboratório.

Bolsista: Gabriel Pereira Santhiago

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Situação: Em andamento

Apresentação: A instalação de equipamentos subseas, como manifolds, precisa de um bom planejamento. Estudos das respostas do comportamento dinâmico são cruciais para garantir a segurança da instalação. Há alguns fatores importantes nessa operação, como por exemplo os dados inerciais e hidrodinâmicos do equipamento, as características de onda, o movimento do guincho no topo e o comportamento elástico do cabo (devido a efeitos de ressonância). Para conseguirmos representar com segurança a instalação desses casos complexos, precisamos encontrar coeficientes dinâmicos mais realistas, como por exemplo, o coeficiente de arrasto e o coeficiente de massa adicional. Dessa forma, nossa simulação será mais condizente com a realidade. Para conseguirmos os coeficientes foram propostos ensaios nos tanques do laboratório com um modelo em escala reduzida 1:100. Após esses ensaios tentaremos simular os mesmos computacionalmente para podermos conseguir os coeficientes hidrodinâmicos. Além disso, também utilizaremos de softwares como por exemplo o ORCAFLEX.

Bolsista: Amanda Lopes Santoro

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Situação: Em andamento

Apresentação: A proposta deste projeto é desenvolver variações sistemáticas da forma do casco estudado afim de obter a geometria com melhor resultado de equilíbrio dinâmico e resistência para economia de combustível, compatível com o estado de mar da Bacia de Santos, além de fazer a comparação dos resultados da análise de equilíbrio dinâmico de embarcação de alto desempenho utilizando método computacional de dinâmica de fluidos a partir do programa comercial ANSYS Fluent e os resultados do programa EQDIN (2016), que implementa os métodos do Savitsky e Virtual Prismatic Hulls (VPH), validando-os.

Bolsista: Nikolas Proenças Strauhs

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